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segunda-feira, 29 de novembro de 2021

O PAPEL DA HISTÓRIA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE SOCIAL DA CRIANÇA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ACORDO COM A BNCC.


Desde os tempos passados a História nunca se fez tão importante como atualmente para a humanidade, pois a própria produz uma consciência histórica do passado coletivo para a sobrevivência no presente. E essa consciência histórica é que constrói a identidade social do homem, como afirma Enrique Moradiellos no livro Introdução ao Ensino de História (1994, p.15) “que qualquer grupo social precisa de uma experiência histórica para dar sentido ao presente”.

Já que a experiência histórica além da dar sentindo, permite ao ser social autopreservação social da sua historicidade e cultura. Desta forma a história tem um papel importante na construção da sociedade principalmente na formação da identidade da criança nos anos iniciais do Ensino Fundamental, segundo a Base Nacional Comum Curricular  afirma também que (1998, p.398), 

[...] um dos importantes objetivos da história no Ensino Fundamental é estimular a autonomia de pensamento e a capacidade de reconhecer que os indivíduos agem de acordo com época e o lugar nos quais vivem, de forma a preservar ou transformar seus hábitos.


De acordo com a BNCC um dos principais objetivos do ensino de História no Ensino Fundamental é estimular o pensamento crítico dos alunos e fazer com que os alunos possam reconhecer as diferenças entre os sujeitos de acordo com lugar e época
vivem. 

É formidável que nos anos iniciais seja trabalhado o objeto de estudo a própria história da criança, pois além de permitir o aluno compreender que sua história e a internalize, é importante que possa perceber também que o outro tem uma história que também deve ser respeitada e valorizada. 

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

Umas das grandes dificuldades citadas pelos alunos em sala de aula, é de não compreender os conteúdos de história por ser distante da realidade, assim dificultando a internalização dos conteúdos em sala de aula.

A dificuldade hoje que enfrenta o ensino em sala de aula é o distanciamento dos conteúdos escolares da realidade dos alunos no espaço escolar, assim dificultando a aprendizagem, desta maneira é importante que o ensino escolar leve em consideração a realidade, assim evitando a evasão escolar.

O ensino de história na visão da Base Nacional Comum Curricular deve ser trabalhado de maneira que o passado dialogue com o presente, este deve ser impulsionado pelo passado (BRASIL p. 395), desenvolvendo o ensino de forma cronológica, educando a criança para que desde cedo compreenda o presente como reflexo do passado, assim desenvolvendo o pensamento crítico dos alunos, e estimulados a indagar sobre as questões que permeio a sociedade a qual então inseridos.

Desta forma o ensino de História faz se necessário como qualquer outra disciplina da grade curricular ministrada em sala de aula, desta maneira o professor deve trabalhar o conteúdo de forma a levanta a curiosidade dos alunos de maneira crítica, apresentando conteúdos que socialmente são elaborados para o exercício da sua cidadania, que possam ser colocados em pratica e preservação da experiência histórica.  De acordo Pinsky (2004, p. 20)

Cada sujeito precisa se perceber de fato, como sujeito histórico, e isso só se consegue quando ele se dá conta dos esforços que nossos antepassados fizeram para chegarmos ao estágio no qual nos encontramos.

Para Pinsky o ensino de história faz se necessário para que o ser social, se veja como sujeito histórico, é necessário que o professor leve para sala de aula matérias didáticos para que os alunos se percebam como sujeito histórica percebam as mudanças ocorridas com o passar do tempo. A partir do momento que o professor apresentar os conteúdos que demostram as mudanças ocorridas através de fatos históricos, lutas diárias, legados e conquistas que nossos antepassados obtiverão para termos direitos e deveres na sociedade na qual estão inseridos atualmente, assim, acriança terá noção da importância do ensino de história.

O ensino de História na escola ajuda a criança a desenvolver sua leitura de mundo e sensibilidade sobre o ambiente a qual estar inserido e habilidades existentes que necessitam ser ampliada, sendo assim o professor é o principal intermediário para ajudar aos alunos a desenvolverem criticamente, pois é necessário que a criança tenha uma ponte de ligação para liga os conteúdos escolares a realidade existente e compreender o mundo a qual estar inserido, a fim de  perceber as diversidades culturais que permeia a sociedade. 

Fonseca (2009, p.51) afirma que:

O estudo da História é fundamental para perceber o movimento e a diversidade, possibilitando comparações entre grupos e sociedades nos diversos tempos e espaços. Por isso, a História nos ensina a ter respeito pela diferença, contribuindo para o entendimento do mundo em que vivemos e também do mundo em que gostaríamos de viver.

Desta forma o ensino de História vai além de desenvolver a leitura de mundo da criança, contribui para formação social e moral, assim permitindo a criança compreender a diferença entre as pessoas desde cedo, e a respeitas as diferenças sem fazer acepções ou preconceito. Para isso é necessário que o Currículo da escola, seja prescrito e formativo de acordo com as realidades existentes, para que os alunos tenham uma aprendizagem
significativa e prazerosa.

O artigo apresenta uma reflexão da importância do papel do Ensino de História nos anos inicias com base na BNCC e como o ensino de história influência na construção da identidade social e moral da criança, possibilitando prepara a criança para viver em sociedade, respeitando a diversidade cultural, as diferenças entres as pessoas e forma de expressão. 

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é Base. Brasília, MEC/CONSE/UNDIME,2017.

FONSECA, Selva Guimarães. Fazer e ensinar História. Belo Horizonte: Dimensão, 2009. p. 51.

MORADIELLOS, Enrique. EL oficio de historiador. Mexico: Siglo XXI, 1994.

PINSKY, Jaime; PINSKY, Carla Bassanezi. Por uma história prazerosa e consequente.InKARNAL,Leandr(Org.).História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2004.



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