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domingo, 28 de novembro de 2021

Resenha Descritiva da Obra: As perspectivas construtivistas e histórico-critica sobre o desenvolvimento da escrita.


MARTINS, Ligia Márcia; MARSIGLIA, Ana Caroline. As perspectivas construtivistas e histórico-critica sobre o desenvolvimento da escrita. Campinas: São Paulo;2015.

1 - CREDENCIAIS DOS AUTORES

Ligia Márcia Martins possui graduação em Licenciatura em Psicologia e formação em psicologia pela Fundação Educacional de Bauru (atual UNESP/Bauru), mestrado no Programa de Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorado pelo Programa Educação Brasileira pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Docente em Psicologia da Educação pela Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, UNESP campus de Bauru. 

Outras obras:

MARTINS, Lígia Márcia. DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO E EDUCAÇÃO ESCOLAR: etapas de formação de conceitos à luz de Leontiev e Vygotsky. Fórum Linguístico (Online), v. 13, p. 1572-1586, 2016.

Ana Carolina Galvão Marsiglia é Graduada em Pedagogia pela Unesp (Bauru) (2005). Doutora em Educação Escolar pela Unesp (Araraquara) (2011). Realizou estudos de Pós-doutorado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) sob supervisão de Demerval Saviani (2015-2016). 

Outras obras:

MARSIGLIA, A. C. Galvão.; SAVIANI, D. Prática pedagógica alfabetizadora à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. PSICOLOGIA EM ESTUDO (ONLINE), v. 22, p. 3-13, 2017.

2 RESUMO DA OBRA

A obra é dívida em dois capítulos, cada capítulo sobre a responsabilidade de cada autor (sendo assim os autores procuram  relacionar a perspectiva construtivista e histórico-cultural sobre o desenvolvimento da escrita).

O primeiro capitulo que são os marcos referenciais da perspectiva construtivista e da psicologia histórico-cultural que é dividida em subtópicos: que são as ideias construtivistas e as ideias fundadas na psicologia histórico-cultural. Aborda os pressupostos teóricos e fundamentos filosóficos centrados no idealismo Kantiano da psicologia cognitiva expressa na epistemologia genética de Piaget.

Existe algumas divergências entre as perspectivas construtivistas e histórico-cultural. De como homem vai evoluindo com a transformação do ambiente que ele se encontra. Assim, o homem estar sempre em constante evolução, reagindo de maneira natural ao seu ambiente, o mesmo não consegue reagi de maneira natural em relação da escrita, pois, a mesma não é algo espontâneo, mais algo sistemático, mas formal e codificado, que requer mais atenção. Pois, para a perspectiva construtivistas a base é a epistemologia genética, sendo assim o ser social só consegue obter conhecimento tendo suas estruturas cognitivas desenvolvida.

Já na perspectiva da psicologia histórico-cultural acredita-se quê, a apropriação das capacidades intelectual depende do desenvolvimento, e a escola ajuda a desenvolver formas práticas de aprender e ensinar.

O segundo capítulo aborda a alfabetização para o construtivismo e para psicologia histórico-critico/pedagogia histórico- critica. Para o construtivismo a criança não espera alguém com saber mais elevado o ensinar, ela aprender através das próprias ações, não há um intermediário, ela cria suas próprias categorias de pensamento. Com isso a autora reforça usando a citação de Emília Ferreiro e Teberosky dizendo que “existem processos de aprendizagem do sujeito que não dependem de métodos[...]. A autora reforça que a criança desenvolve a escrita de maneira aleatória, como forma simbólica.

Minha opinião: Para que haja interação do homem com a escrita é necessário que tenha um intermediador, para  que seja um processo educativo sistemático. Assim, entra o papel da instituição escolar como alfabetizadora desse ser em construção. Com isso é possível percebe que a escola como instituição de ensino nas muitas vezes deixa a desejar o foco principal, que é educar .

Referências: Link da capa: https://www.amazon.com.br/Perspectivas-Construtivista-Hist%C3%B3rico-Cr%C3%ADtica-Desenvolvimento-Escrita/dp/8574963526/ref=pd_aw_fbt_img_1/145-5937739-0139011?pd_rd_w=HHNBu&pf_rd_p=a48d4d51-b870-4315-9ffc-bae430bde399&pf_rd_r=RA3Z5Z3T9QXXN8EGCTBS&pd_rd_r=de6ce25b-0aab-4431-9596-370ef8be91fa&pd_rd_wg=XK

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