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sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

Direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil de acordo com a BNCC.





Segundo a Base Nacional Comum Currícular _ BNCC, há seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil. A fim de que a criança posso se desenvolver de forma ativa e se relacionar com o contexto e comunidade inserida. A Base Nacional Comum Currícular reconhece a educação infantil como direito básico da criança. Os eixos de desenvolvimento e aprendizagem são, 


Direito de Conviver:  

"Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas". (BNCC, p. 38)

O professor precisa realizar atividades que promovam a convivência da criança com outros adultos e outras crianças, a fim ampliar o conhecimento de mundo a partir das relações que ela tem com a realidade inserida, e comunidade na qual a família faz parte. Brincar em conjunto é uma ótima opção para trabalhar a sociabilidade, regras de convivência, o respeito ao outro, é através da interação que a criança se desenvolve e constrói a identidade. 


Direito de Brincar: 

"Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais".  (BNCC, p. 38)

Para que haja a execução de tal eixo, o docente pode dispor de atividades que desenvolva as habilidades pre-existentes da criança, quando a mediação na bricadeira é possível uma aprendizagem significativa. Não é brincar por brincar, é ter uma mediação ao brincar, a partir de jogos, entre outros.

A ação de brincar é algo intrisico da criança, pois através do lúdico, a criança se expressar, exemplo  é a brincadeira de "faz de conta" que constumamos ver a criança imitar  ações do adulto que outrora, ela presenciou. 

O brincar é uma forma da criança de explorar a realidade inserida e quando o brincar é dirigido por um ser com conhecimento maior,pode desenvolver as ações motoras, de sociabilidade, expressivas, desenvolver a criatividade, melhor o desenvolvimento e aprendizagem. 


Direito de Participar: 


"Participar ativamente, com adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão da escola e das atividades propostas pelo educador quanto da realização das atividades da vida cotidiana, tais como a escolha das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes, desenvolvendo diferentes linguagens e elaborando conhecimentos, decidindo e se posicionando". (BNCC, p. 38)

O professor pode trabalhar atividades de montar, organizar brinquedos, brincadeiras, para que a criança se sinta importante nesta etapa, que suas ações são fundamentais na organização, e planejamento de atividades de o foco são elas.


Direito de Explorar:


"Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia”.  (BNCC, p. 38) 

O professor pode dispor de vários matérias para colocar em prática o eixo explorar.

Pode levar para o espaço escolar vários tipos de texturas que os alunos possam experimentar a partir do toque com as mãos ou pés. Uso de tinta guaches para fazer desenhos, cobrir o alfabeto, fazer a mistura de cores.

Fazer uso de um dado grande, em que estarão fixadas em suas faces imagens que relacionem algumas emoções, para que as crianças possam posteriormente identificar algumas expressões que apresentam emoções e imitar. O professor pode levar para espaço escolar gravação de vários sons de animais, entre outros, para as crianças tentarem reconhecer o som.


Direito de Expressar: 


"Expressar, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens". (BNCC, p. 38)

O professor pode trabalhar a partir da contação de histórias, teatro de fantoches, pedir para as crianças recontagem a partir de atuação, criar momentos que façam a criança se expressar, tirar dúvidas. 


Direito de Conhece-se: 


"Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário". (BNCC, p. 38)

O professor já faz atividades que contribuí para a execução do eixo conhecer, o professor pode fazer perguntas dirigidas aos alunos, exemplos: do que eles gostam, comida, cores, animais, brincadeiras, jogos, entre outros.


Referências: 


BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é Base. Brasília, MEC/CONSE/UNDIME,2017.


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