Seguidores

sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

A Psicogênese da Língua Escrita



Emília Ferreiro e a  Psicogênese da Língua Escrita. 

Emília Ferreiro nasceu  na Argentina ,lugar que se formou em psicologia e passou a desenvolver estudos voltados para a linguagem, doutora sobre orientação de Jean Piaget. Na tese a pesquisadora apresenta um novo olhar sobre a aquisição da leitura e escrita que passou a chamar de Psicogênese da língua escrita.

A pesquisa se deu pelo alto índice de crianças repetentes nos anos de alfabetização nas escolas mexicanas, assim procurou investigar como as crianças constroem e formulam hipóteses do sistema de escrita. Para tal, fez uso de conhecimentos de psicologia, psicolinguistica e Psicogénetica. Os estudos de Emília Ferreiro e Ana Teberosky viraram bases para muitos documentos normativos. 

Os estudos das Pesquisadoras não são um método, não é de cunho pedagógico , mas psicológico, sendo, uma sondagem que o professor no espaço escolar, possa aplicar para saber qual fase de leitura e escrita a criança se encontra e assim fazer intervenção. 

As fases 

As fases que segundo Emília Ferreira aponta, são: Fase guaratuja,  fase pre-silábica; fase hipótese silábica, hipótese silábica alfabética; fase alfabética. 


Fase guaratuja: nesta fase a criança imita a escrita adulta a partir de rabiscos, e faz usos de algumas letras juntamente com desenhos, que ao ler foje a compreensão do professor. A criança ainda não tem variação de letras, ideia da escrita da direita para esquerda, entre outros. Ela escreve sem que haja relação com nada, é uma tentativa de forma palavras. 

Exemplo: 






Fase pre- silábica: Nesta fase a criança passa a perceber  que  os desenhos são diferentes das letras, tem um repertório de letras não tão grande, porém ainda não consegue associar o valor sonoro a letra.

Exemplo: 


A fase de hipótese  silábica pode ser dividia em duas ideias, silábica sem valor sonoro e silábica com valor sonoro. 

A fase hipótese silábica sem valor sonoro: a criança escreve as letras mais não associa ao som das letras que é pronunciada em uma palavra, ela escreve as letras sem relação ao som, entende que o valor mínimo de letras é três, ou seja uma letra para cada som sonoro, e não repete letras, pois, para a criança é inaceitável, pois já tem a ideia que se escreve da direita para esquerda. 

Exemplo: 


A fase silábica com valor sonoro: a criança já escreve as letras de acordo com valor sonoro da palavra que ouve, já tem uma noção que se escreve da esquerda para direita, quantitativo de letras de acordo com som sonoro, faz uso de uma letra para sílaba.

Exemplo: 





A hipótese silábica alfabética:  a criança passa a perceber que palavra são pedaços, e é preciso de mais letras para escrever cada sílaba, uma vez que até então a criança tinha dificuldade com palavras monosilabicas, acaba por perceber que precisa ampliar as fases de hipóteses a força, muitos autores não consideram tal como uma fase, pois não há muito avanço, pois acaba tendo conflito de fases. 

Exemplo: 




A hipótese alfabética: nesta fase a criança escreve de acordo com valor sonoro de cada letra e entende que cada palavra é formado por sílabas, no entanto, nesta fase não indica que a criança escreve a letra correta, pois a sons parecidos de letras, exemplo: ch - x, assim o professor precisa explicar e ensinar as regras gramaticais para a criança, e ensinar sobre sedimentação, pois a criança escreve tudo junto, e é importante explicar que há espaço entre as palavras, sinais de pontuação, maiúscula e minúscula. 

Exemplo: 



Portanto, a teoria de Emília Ferreiro  tem como objetivo entender como a criança aprende. O professor pode fazer uso de tal teoria como sondagem, porém nunca como método, pois com base em outras pesquisas já foi aplicada como método e não teve efeito

Material complementar- video explicativo



Fonte:

Foto de Emília Ferreiro: https://novaescola.org.br/conteudo/338/emilia-ferreiro-estudiosa-que-revolucionou-alfabetizacao

Link das imagens https://escolaeducacao.com.br/wpcontent/uploads/2019/07/silabico.jpg

Link da imagem pré-silabica: https://escolaeducacao.com.br/niveis-da-escrita/

Link da imagem de guaratujas: https://projectobrincareaprender.files.wordpress.com/2015/06/16jan14-ines-017pa.jpg

Link da imagem pré-silabica sem valor sonoro: https://pin.it/2mXHlzv.

Link da imagem pré-silabica com valor sonoro: https://pin.it/1W1nYf2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Lata Pedagógica- As flores da Primavera- Material Gratuito.

 Lata Pedagógica- As flores da Primavera  O arquivo de hoje, é a história na lata do autor  Ziraldo Bichim com o tema - As flores da Primave...